Por que a imersão cultural é importante para o aprendizado do idioma?

Afinal, Mochilão Ou Intercâmbio? Descubra Qual É O Melhor Para Você
3 de janeiro de 2022

Quando se fala em potencializar o aprendizado de um idioma, é comum ouvir o conceito de imersão cultural. É o que morar no exterior proporciona, por exemplo.

Mas não é preciso viajar para ter um contato mais intenso com a língua — é possível que seu filho vivencie esse tipo de experiência aqui mesmo. Alguns cursos promovem oportunidades nesse sentido, e o próprio aluno pode buscar alternativas para vivenciar a cultura do idioma mais de perto.

Neste post você vai entender o que é imersão cultural e como ela pode contribuir para o aprendizado ou aprimoramento de um idioma. Acompanhe!

O Que É A Imersão Cultural?

Segundo o dicionário, imergir é o ato ou resultado de mergulhar em alguma coisa. Quando mergulhamos em uma piscina, por exemplo, ficamos cercados de água por todos os lados, certo? Da mesma maneira, imersão cultural é colocar-se em contato com determinada cultura por meio de diferentes situações, vivenciando-a ao máximo.

Na prática, quer dizer experimentar a realidade além dos estereótipos, absorvendo-a com todos os sentidos — paladar, audição, fala, olfato e tato. Assim, para conhecer os hábitos de uma cultura é importante vivê-la no dia a dia, entendendo o modo de pensar e identificando as diferenças para o seu modo de vida.

Do ponto de vista do aprendizado de um idioma, quer dizer entrar em contato com ele das mais variadas formas, desde vivenciar o uso da língua em situações cotidianas — fazer compras, pedir informações, realizar ligações telefônicas, marcar uma consulta médica etc. — até visitar exposições, participar de festivais, assistir à TV, ouvir rádio e outras manifestações culturais.

Por Que É Importante Para O Aprendizado Do Idioma?

Com a tecnologia rompendo as barreiras geográficas, temos um mundo mais globalizado, onde falar idiomas é cada vez mais valorizado. Por outro lado, como o acesso à língua é mais fácil, não basta apenas saber inglês: é essencial ter um bom nível de conhecimento para se diferenciar.

Assim, a imersão cultural é fundamental para garantir melhores resultados e estimular o aprendizado. Entenda os benefícios desse processo!

Acelera O Aprendizado

A vivência mais intensa do idioma acelera o aprendizado, inclusive porque um processo de ensino imersivo costuma envolver mais horas de contato com a língua. Ler livros, assistir a séries e ouvir músicas aumentam a familiaridade com o vocabulário e treinam o ouvido. No caso das crianças, pode-se aplicar a imersão de forma lúdica, por meio de histórias e brincadeiras, potencializando ainda mais o aprendizado.

Amplia O Vocabulário

Outro aspecto importante é o vocabulário. Ao vivenciar a língua na prática, em situações cotidianas, há o contato com palavras, expressões e gírias que não seriam aprendidas em outro contexto.

Destrava O Pensamento

As construções linguísticas são diferentes de um idioma para o outro. Quanto mais habituados a ler em uma língua estrangeira (e ouvir), fica mais simples construir o raciocínio diretamente, sem precisar traduzir o pensamento na hora de falar ou escrever. Por isso as crianças costumam ter mais facilidade: porque aprendem uma nova língua ao mesmo tempo em que desenvolvem o raciocínio, sem vícios.

Estimula A Comunicação Verbal

A comunicação eficaz é mais que compreender bem um idioma, é saber expressar-se em outra língua assim como no idioma materno, ou seja, naturalmente. Isso significa pensar em outro idioma como explicamos no item anterior. Além disso, um vocabulário amplo e uma boa pronúncia também são fundamentais.

Aumenta A Segurança

Uma das maiores barreiras para dominar o inglês é o medo de falar o idioma em público. Muitos alunos estudam inglês por anos e ainda assim não tem coragem de conversar com um estrangeiro. A imersão cultural é um grande passo nesse sentido, pois acostumar o ouvido é essencial para perder a insegurança de se comunicar em outra língua.

Desperta O Interesse

Aprender qualquer coisa é mais fácil quando se tem prazer, e ao misturar a cultura com o aprendizado da língua é possível despertar o gosto pelo idioma. Crianças curiosas certamente gostam da ideia de entender as letras das músicas, conhecer novos personagens e desenhos, por exemplo.

Quais As Melhores Opções De Imersão Cultural?

Agora que você já entendeu como a imersão cultural pode dar um empurrão para seu filho aprender inglês, veja algumas maneiras de colocá-la em prática:

Intercâmbio

Sem dúvida uma das melhores formas de imersão cultural, já que, além de estudar, o intercâmbio consiste em viver por um tempo em outro país. O estudante tem a oportunidade de um contanto intenso com a língua e a cultura locais, e até as experiências mais simples do dia a dia se tornam uma chance de aprendizado.

Hoje há programas de intercâmbio em família, em que pais e filhos podem viver essa experiência juntos.

Jogos E Brincadeiras

Outra excelente opção para imergir culturalmente são as brincadeiras com jogos de tabuleiro e brinquedos originais do país. Ler as instruções e obedecer aos comandos em uma nova língua é oportunidade diferente de seu filho ter contato com o idioma, ajudando-o a se familiarizar e a ampliar o vocabulário de uma forma estimulante e divertida.

Atividades Culturais

Embora a forma mais conhecida de imersão cultural seja por meio de um intercâmbio, existem outras maneiras de propiciar um mergulho em outro idioma. Atividades culturais como shows e exposições podem ser boas opções de contato com a cultura, propiciando oportunidades de vivência e aprendizado.

Um exemplo muito comum em cursos e escolas de inglês são as festas de Halloween, que procuram envolver os alunos nessa tradição.

É interessante participar de atrações como essas. A Cultura Inglesa proporciona imersão aos seus alunos por meio de projetos culturais que trabalham arte, dança, música e teatro. Veja alguns exemplos:

  • Drama Groups: prática teatral para os alunos;
  • Your Voice: concurso de discurso;
  • Pop Choir: coral moderno com arranjos de clássicos e músicas pop;
  • Coral Cultura Inglesa: com mais de 30 anos de existência, a participação é aberta a não alunos também;
  • Cultura Inglesa Festival.

Cinema E TV

Por fim, filmes, séries e desenhos são opções bastante acessíveis para que seu filho possa imergir no idioma. Com o avanço da tecnologia, é possível assistir a qualquer produção na língua original, com ou sem legendas para apoio.

No início pode parecer difícil, mas com o tempo se adquire mais vocabulário e fica cada vez mais fácil acompanhar o ritmo. Ouvir música, tentando compreender a letra, também é uma boa alternativa.

Dessa maneira, a imersão cultural é fundamental para ampliar o contato com o idioma, criando contextos e situações novas no processo de ensino aprendizado. Vivenciar a língua em seu cotidiano oferece oportunidades únicas, diversifica o vocabulário, melhora a pronúncia e aumenta a autoconfiança do aluno.

Texto Original – Cultura Inglesa

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.
Leia mais